Quem Somos


Oferecer a um novo público a oportunidade de fruir da ópera não tem sido tarefa de poucos. Geralmente as estratégias utilizadas para isso pautam-se na produção e montagem de óperas tradicionais e conhecidas, muitas vezes apresentadas em trechos, sob a denominação de pocket opera ou, ainda, com a música original traduzida para a língua portuguesa. São iniciativas interessantes, válidas e feitas sempre por gente que sabe o que faz. Mas infelizmente nem sempre essas ações são suficientes para motivar um novo público. Muitas vezes o público dessas montagens tende a não variar muito daquele que já aprecia e acompanha o gênero.
Na perspectiva do Núcleo Universitário de Ópera formar plateias para o gênero é uma importante meta. No entanto, para cumprirmos este objetivo o NUO-Ópera Laboratório  se propõe a levar ao público um repertório novo, atrelado a uma encenação consistente, que valorize a obra e que possa ser compreendida e vivenciada em sua completude.

NUO-Ópera Laboratório é uma companhia de ópera estável, criada pelo maestro e compositor Paulo Maron no ano de 2003. Com extensa experiência no campo das artes e observando criticamente o panorama das produções operísticas no Brasil, Maron decidiu montar a sua companhia junto a jovens cantores líricos, aliados a uma orquestra formada por instrumentistas igualmente jovens, que também estavam em busca de novas experiências artísticas. 
O NUO-Ópera Laboratório é um grupo particular, conhecido pela sua vocação de trabalho cênico centrado no teatro contemporâneo e no desenvolvimento sistemático de processos de criação dos  espetáculos, que é o seu ponto forte.  Além disso, o grupo tem interesse em novas formas de encenação, diferentes daquelas propostas tradicionalmente para a ópera e aposta em repertórios inéditos ou pouco montados no Brasil. Busca, ainda, a construção de espetáculos inovadores, criados especialmente para a companhia. 

Em cada uma das suas produções o que a companhia se propõe a fazer é buscar no teatro contemporâneo o referencial para a encenação. Para isso, mais de 200 horas de ensaios e preparação são necessárias. A proposta é buscar no trabalho de Satnislavsky, Grotowski, Meyerhold, Vassiliev, Brook, por exemplo, o tipo de encenação que queremos, assim como encontramos nas técnicas de dança moderna (Martha Graham, Laban, Cunnigham) e étnica (flamenco, odissi, kathak, butoh) bem como na educação somática (Feldenkrais) as estratégias para a materialização destas intenções. Apoiamo-nos, assim, na perspectiva de que a coexistência íntima e indissociável entre ação física, música e dança constitui-se como forma completa de encenação.
Aliada a essa concepção de encenação, particular especialmente no caso das montagens brasileiras, os cenários e os figurinos acompanham a tendência do teatro contemporâneo e constituem-se como elementos que auxiliam a encenação, são matérias com as quais os artistas interagem e não são considerados adornos do espaço físico e nem componentes da ambientação da cena, seguindo o posicionamento dos grandes cenógrafos. Além disso, toda a direção de arte pauta-se na perspectiva de reuso, da reutilização e da reciclagem de materiais e de equipamentos cênicos: um exercício de criatividade para a direção de arte e para os profissionais técnicos, aliado a um vínculo forte com a sustentabilidade.


Em 2014 o NUO-Ópera Laboratório inaugurou um espaço próprio, destinado aos seus projetos de investigação e apresentações: um pequeno teatro no bairro do Ipiranga em São Paulo. Isso trouxe um novo fôlego para o grupo que passou a ousar ainda mais nos seus processos. Por este motivo, a partir deste ano o grupo acrescenta ao seu nome a expressão "ópera laboratório" com o objetivo de enfatizar na sua identidade o caráter e a vocação daquilo que faz.
Ao longo de onze anos de trabalho contínuo o NUO-Ópera Laboratório realizou 22 montagens, sempre com grande público – um novo público não habituado ao gênero é atualmente o espectador das montagens.Com reconhecimento também do meio acadêmico, os projetos do NUO-Ópera Laboratório tem sido considerados também espaços de estágios e de investigação artística e acadêmico-científica. 

Aqui você pode ver alguns trechos de nossas montagens mais antigas
https://vimeo.com/78882529